Os canais de divulgação e anúncios da sua loja virtual podem ser decisivos para o sucesso das suas vendas. Atualmente existem diversas formas de o lojista divulgar sua loja virtual. Uma das plataformas que tem ganhado cada vez mais força é o Google Shopping. Nesse artigo você vai descobrir o passo a passo de como configurar e aproveitar ao máximo essa ferramenta.
Google Merchant Center
Primeiramente é necessário criar uma conta no Google Merchant Center, para criá-la acesse https://merchants.google.com/, em seguida clique em “primeiros passos”. Preencha todos os campos com as informações, selecione o país e o fuso horário de Brasília. No quadro seguinte “Onde você quer que seus clientes finalizem a compra?” Marque a opção “No meu site”. No final da página clique em “Li e concordo com os Termos de Serviço do Google Merchant Center“, e clique em “Criar conta”.
Agora já estando dentro do Google Merchant, clique no Logo do Google Merchant no campo superior à esquerda para poder ir ao painel administrativo.
Agora chegou o momento de cadastrar e comprovar a propriedade do seu site, clique no botão vermelho “Corrigir”, no canto superior à direita para poder verificar. No campo “URL do site” digite o endereço da sua loja. Em seguida abaixo você terá três opções para poder verificar o seu site, através da instalação de uma Tag HTML, pelo Google Tag Manager ou fazendo integração com uma conta do Google Analytics que já é usada no site.
Integração Google Shopping
Caso você tenha uma loja virtual Oruc o procedimento é bem simples, clique em “Adicionar uma tag HTML ou fazer upload de um arquivo desse formato no seu site”. Abrirá mais dois campos a baixo, clique no campo à direita “Fazer upload de um arquivo HTML para o meu site “. Role o mouse para baixo e clique no link na frente da frase “Clique no link para fazer o download deste arquivo HTML” para baixar o arquivo HTML.
Baixado este arquivo nós iremos agora entrar no painel de controle da nossa loja. Entre em Configurações > Configurações Gerais > Selos e Scripts, role o mouse para baixo e clique na opção “Upload de arquivo – Google Verification“, em seguida clique no botão azul “Selecionar”, encontre o arquivo HTML que foi baixado e clique em abrir, salve as configurações. Feito isso agora iremos voltar a página do Google Merchant center, clique na opção verificar, agora o Google irá localizar o seu site através do arquivo HTML que foi feito o upload. Depois de verificado clique em reivindicar URL e pronto, o seu site está verificado sendo possível colocar as mercadorias para aparecerem no Google shopping.
Ainda no painel de controle do Google Merchant Center, a esquerda clique em “Produtos”, agora a plataforma te dará duas opções de inclusão dos seus produtos, “Adicionar um único produto” ou “Fazer upload de vários produtos”. Na opção “Adicionar um único produto” devemos preencher todos os dados do produto manualmente um a um, nome, code de identificação do produto, marca, descrição, imagens, preço, disponibilidade de estoque, data de disponibilidade, se o produto é novo, recondicionado ou usado, informações referentes ao frete como o tipo da transportadora ou serviço de entrega, prazos de despacho, entrega e valores de frete.
O preenchimento manual das informações só é recomendado em último caso, principalmente em lojas que já tem um bom volume de vendas, pois além de não ser nada prático cadastrar uma gama extensa de produtos um a um, os dados de estoque e preço também precisam ser atualizados manualmente, tomando ainda mais tempo e abrindo brechas para possíveis falhas.
A outra opção “Fazer upload de vários produtos” é o caminho mais recomendado, pois te permite fazer o cadastro de um mix completo de produtos em poucos cliques, além de permitir integração com sua loja virtual atualizando as informações de preço e estoque automaticamente. O procedimento para clientes da Oruc é bem simples. Caso você ainda não realizou a geração do arquivo XML do Google em sua loja, basta acessar esse tutorial e depois com as instruções a seguir. Dentro do Google Merchants, clique na opção “Fazer upload de vários produtos”, nesta página selecione o país e o idioma, marque a opção “Listagem gratuita” e clique em continuar. Na próxima guia, digite no primeiro campo um nome para o seu feed, feito isso, abaixo marque a opção “Busca Programada” em seguida clique em continuar.
No campo “Nome do Arquivo”, digite “google.xml”, na frequência de busca, inicialmente, escolha a opção de atualização semanal e deixe sempre para o dia de semana anterior ao que estiver subindo com o arquivo, exemplo se hoje é quinta-feira iremos marcar para atualizar o arquivo na quarta-feira.
No campo URL DO ARQUIVO copie o link do arquivo XML que está no painel administrativo da sua loja, feito isso finalize clicando em criar feed. Depois de criado, clique no link do Feed e assim que abrir a tela, clique no botão “BUSCAR AGORA” para fazer uma busca em tempo real do arquivo aqui pelo Google e agilizar o processo de aprovação dos produtos. Agora aguarde que o time do Google faça a aprovação do seu Feed de Produtos. Caso tenha algum problema de reprovação do Feed, reveja as regras para anunciar produtos no Google e se não achar nenhuma incompatibilidade de regra, acione o time de suporte do Google através do ícone de “?”.
Depois de aprovado altere o feed para “atualização diária”, pois pode ser que deixando opção diária na primeira configuração, o sistema do Google gere um loop, onde o sistema atualiza o arquivo antes da aprovação que leva 48h e o prazo se renova infinitamente.
Caso você queira retirar ou adicionar algum produto no Google shopping depois de o feed ser aprovado, acesse “Integrações > Integrações XML > Google shopping”, busque os produtos desejados marque ou desmarque e clique em salvar, feito isso o sistema irá atualizar o arquivo e sincronizar automaticamente as novas informações.
Campanha Shopping Google Ads
Pronto, agora seus produtos já podem ser encontrados no Google shopping de forma orgânica. Com a conta configurada e os produtos cadastrados corretamente também é possível fazer campanhas do shopping no Google Ads. Os anúncios são uma ótima forma de dar mais visibilidade aos produtos, principalmente se você está começando e ainda não tem ranqueamento orgânico.
Para fazer esse tipo de campanha é preciso que a conta do Google Ads esteja vinculada com a conta do Merchant Center. Acesse a conta do Google Merchant Center, clique na engrenagem na parte superior da tela, em seguida clique em “Contas vinculadas”. Na sequência selecione Google ads. Caso o e-mail da conta do Google Ads seja o mesmo usado no cadastro do Merchant Center a plataforma vai mostrar automaticamente o ID da conta do Google Ads vinculada a este e-mail, caso seja essa a conta que você deseja vincular basta confirmar. Se você quiser vincular a outra conta basta clicar em “Vincular conta”, digite o ID da conta do Google Ads e clique em “Enviar solicitação do link”.
Agora faça o login nessa conta do Google Ads, clique no ícone da ferramenta no canto superior direito da tela, na sequência clique em “Contas vinculadas”, selecione o Google Merchant Center, clique em “Visualizar pedido” e clique em “Aprovar”.
Para criar um anúncio é muito simples, no painel principal do Google ads clique em “Nova campanha”, selecione o tipo de anúncio “Shopping”, selecione qual a conta do Google Merchant Center usar, quais produtos anunciar, o nome da campanha, em qual região mostrar o anuncio, lances e orçamento diário. Pronto, agora você já pode ter seus produtos no Google Shopping anunciando de forma orgânica ou paga.
Lembre-se de sempre manter as informações atualizadas e seguir as boas práticas recomendadas pelo Google para ranquear cada vez melhor na plataforma.