Integrando a Olist ERP na Oruc
Configuração
Acesse: Integrações > ERP’s > Olist ERP > Configuração
Atenção: É necessário que você possua o plano “Evoluir” ou superior na Olist ERP para realizar a integração. Planos antecedentes do “Evoluir”, não possuem um recurso fundamental para se manter o sincronismo de Preço, Status e Estoque de seus produtos junto à plataforma.
Configuração Conta
- Para fazer a integração, é necessário pegar o Identificador do Integrador da nossa plataforma e o Token da API no seu painel da Olist ERP. Para isso, siga os passos abaixo:
- 1° Passo – Passe o cursor do mouse sobre o ícone do seu usuário no canto inferior esquerdo
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- 2° Passo – Clique em Integrações
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- 3° Passo – Na tela de Integrações, clique no botão adicionar integração
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- 4° Passo – Na barra de pesquisa de integrações, busque por Oruc e em seguida, clique em instalar
- Preencha as pré-configurações de acordo com o desejado e clique em salvar e avançar
Observação: As pré-configurações entre Plataforma e Olist ERP são realizadas dentro da própria Oruc. Mais abaixo temos o passo a passo para que você possa configurar.
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- 5º Passo – Ao chegar na aba de Notificações, informe a URL que aparecerá em seu painel Oruc (https://www.seudominio.com.br/tiny.php) em todos os campos de URL e depois clique em salvar e avançar.
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- 6º Passo – Na aba Conexão será exibido suas Credenciais de acesso, copie seu Identificador do integrador e o Token, em seguida, retorne para tela de configuração da Olist ERP na Oruc, cole os dados nos campos correspondentes e clique em Instalar
Pré-configurações
Para usar as pré-configurações, é necessário habilitar uma extensão dentro do seu painel da Olist ERP, para fazer isso, siga os passos abaixo:
- 1° Passo – Acesse Menu > Início (1) > Loja de extensões (2).
- 2° Passo – Pesquise no campo de busca “API para estoque em tempo real” (3) e clique na opção que vai aparecer (4)
- 3. Clique em Instalar extensão.
- Após fazer o procedimento acima, sua loja estará apta a usar as pré-configurações abaixo
- As pré-configurações servem para auxiliar na hora de fazer a integração dos seus produtos, lembrando que na etapa de integração é possível mudar essas configurações individualmente conforme a necessidade
- As pré-configurações disponíveis são:
- Sincronizar Estoque: Selecione se deseja que tenha sincronização de Estoque do produto. (Sem Sincronismo – Cada ambiente terá o seu Estoque individual; Com Sincronismo – A Olist ERP quem controlará o Estoque)
- Sincronizar Preço: Selecione se deseja que tenha sincronização de Preço do produto. (Sem Sincronismo – Cada ambiente terá o seu Preço individual; Com Sincronismo – A Olist ERP quem controlará o Preço)
- Sincronizar Status: Selecione ao lado se deseja que tenha sincronização de Status do produto. (Sem Sincronismo – Cada ambiente terá o seu Status individual; Com Sincronismo – A Olist ERP quem controlará o Status)
- Variação de Produto: Ao exportar um produto da Plataforma para a Olist ERP ou importar um produto da Olist ERP para a Plataforma, será considerada a configuração selecionada nessa opção para a padronização de variações de produtos. Obs: Na Plataforma o padrão é Modelo = Cor e Opção = Tamanho.
- Origem de Produtos: Ao exportar um produto da Plataforma para a Olist ERP, exportar a origem com a opção selecionada nesta configuração.
- Venda de Medicamentos: Caso seja marcado, será apresentado um campo obrigatório na página de integrar produtos para ser informado o registro ANVISA do produto.
Obs: Para integrar medicamentos, é necessário que o produto contenha o atributo “NCM” criado. A Olist ERP aceita apenas medicamentos com NCM iniciado por 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006.
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- Estoque do Produto: Selecione qual campo de estoque será considerado
- Estoque Físico: Saldo em estoque físico.
- Estoque Disponível: Saldo em estqoue físico menos as reservas de estoque.
- Estoque do Produto: Selecione qual campo de estoque será considerado
Obs: É necessário configurar o tipo de estoque também na Olist ERP, para isso, vá no Menu da Olist ERP > Início > Integrações > Produtos > Regras de Estoque
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- Regra de Preço: Um campo para a inserção de preço ou porcentagem irá surgir quando selecionado método de implementação da regra de preço
- Aumentar Preço em %: Após salvar as pré-configurações, ficará preenchido com valor de acréscimo ou desconto escolhido
Configuração de Pedido
Após ter inserido a URL da sua loja em seu painel da Olist ERP, a Plataforma irá receber os retornos de atualizações e manter o sincronizado os dados de produtos e pedidos. Sem a devida configuração, o sincronismo dos dados será comprometido.
- Com sua conta já configurada, você terá acesso na plataforma, das configurações de pedidos para Olist ERP, clique onde está marcado para ter acesso:
- As configurações de pedido disponíveis são:
- Gerar NF-e automaticamente: Gerar NF-e automaticamente na Olist ERP, quando o status do pedido for Pagamento Aprovado. OBS: Com essa opção marcada, após a NFe ser gerada, a Olist ERP não permite mais editar informações do pedido.
- Frete por Conta: Selecione qual será a opção enviada para a Olist ERP referente ao Frete.
- Incluir valor do frete na NF-e: Incluir valor do frete no valor total da NF-e.
- Envio de Pedidos: Selecione em qual status o seu pedido será enviado para Olist ERP. (Aguardando Pagamento ou Pagamento Confirmado)
- Alteração das Fases do Pedido: Permitir que a Olist ERP altere a fase do pedido na plataforma e inclua o código de rastreio, se tiver. A configuração do envio da NF em arquivo para o cliente é realizado no Olist ERP. Obs: As fases de pedidos de MarketPlaces devem ser alteradas manualmente na plataforma.
- Pedidos de MarketPlaces: Caso essa opção esteja marcada, os pedidos oriundos dos Marketplaces que estão integrados com a loja também serão enviados para a Olist ERP.
Integração e Gestão de Produto
Acesse: Integrações > ERP’s > Olist ERP > Integração e Gestão de Produtos
- Nessa tela é possível filtrar os produtos que estão na plataforma
- É possível alterar os dados dos produtos e integrar eles com a Olist ERP
- É possível fazer em massa. As atualizações em massa disponíveis são:
- Integrar Produtos: Envia para a Olist ERP os produtos selecionados com as configurações escolhidas (Máximo de 20 produtos por vez)
- Alterar Dados Abaixo: Ao alterar os dados de um produto na listagem e marcar ele, use essa opção para que essas informações sejam atualizadas na Olist ERP
- Remover Integração de Produtos: Remove a integração do produto com a Olist ERP, dessa forma cada produto fica independente em cada ambiente (É possível aplicar para todos os produtos cadastrados na plataforma, inclusive os não selecionados na tela)
- Atualizar Sincronismo Status de Produto: Selecione os produto que deseja desativar o ativar o sincronismo de Status para atualizar em massa (É possível aplicar para todos os produtos cadastrados na plataforma, inclusive os não selecionados na tela)
- Atualizar Sincronismo Preço de Produto: Selecione os produto que deseja desativar o ativar o sincronismo de Preçopara atualizar em massa (É possível aplicar para todos os produtos cadastrados na plataforma, inclusive os não selecionados na tela)
- Atualizar Sincronismo Estoque de Produto: Selecione os produto que deseja desativar o ativar o sincronismo de Estoque para atualizar em massa (É possível aplicar para todos os produtos cadastrados na plataforma, inclusive os não selecionados na tela)
- Revisão de Estoque: Selecione os produtos e use essa opção, caso os estoques estejam diferentes entre as plataformas será feito a correção para ficar igual
- Atualizar Regra de Preço: Selecione uma nova regra de preço (diferença de valor entre as plataformas) para os produtos (É possível aplicar para todos os produtos cadastrados na plataforma, inclusive os não selecionados na tela)
- Atualizar Todos os Dados do Produto: Esta ação ignora qualquer alteração feita nesta tela (sincronizações, preços, regra de preço…). Ela serve apenas para enviar todos os dados destes produtos selecionados novamente para a Olist ERP, como Título, Descrição, Fotos, Preço, Estoque, Status e todas as demais informações que possuir.
Relacionamento de Produtos
Acesse: Integrações > ERP’s > Olist ERP > Relacionamento de Produtos
- Nessa tela é possível filtrar os produtos que estão na plataforma, caso possua os mesmos SKUs na Olist ERP, ela trará o produto ao lado pronto para relacionar
- Caso não possua o mesmo SKU, é possível buscar o produto manualmente
- As opções de Relacionar os produtos são:
- Com Pré-configurações de Sincronização e Regra de Preço: Relaciona os produtos usando as pré-configurações escolhidas pelo usuário
- Sem Sincronização: Relaciona os produtos e deixa as sincronizações desativadas (é possível ativar depois)
- Relacionar todos os produtos com SKU iguais da Olist ERP: Todos os produtos da plataforma que tiverem o mesmo SKU na Olist ERP serão relacionados.
Importação de Produtos
Acesse: Integrações > ERP’s > Olist ERP > Importação de Produtos
- Nessa tela é possível filtrar os produtos que estão na Olist ERP, para que possa ser trazidos para a plataforma
- As opções de Importação são:
- Importar Selecionados (Pré-Configuração): Traz os produtos selecionados na tela usando as pré-configurações escolhidas pelo usuário
- Importar Selecionados (Sem Sincronismo): Traz os produtos selecionados na tela com as sincronizações desativadas (é possível ativar depois)
- Importar Todos da Olist ERP (Pré-Configuração): Traz todos os produtos que estão na Olist ERP usando as pré-configurações escolhidas pelo usuário
- Importar Todos da Olist ERP (Sem Sincronismo): Traz todos os produtos que estão na Olist ERP com as sincronizações desativadas (é possível ativar depois)
Log de Ações Olist ERP
Acesse: Integrações > ERP’s > Olist ERP > Log de Ações Olist ERP
- Nessa tela é possível verificar todas as ações que foram feitas no sistema em relação a Olist ERP
- Dessa forma é possível ter um maior controle de integração e importação de produtos, pedidos e busca de dados como, conexões que foram consultados, alterados, etc…
Orientações Gerais
MEU PEDIDO NÃO ESTÁ SENDO ENVIADO PARA Olist ERP, QUAL MOTIVO?
Para os pedidos irem para a Olist ERP, existem algumas restrições e obrigações de dados para funcionar. Veja abaixo como seu pedido deve estar para entrar nas regras da Olist ERP:
1) Se for um pedido de Marketplace, a opção de enviar pedido Marketplace precisa estar ativada em “Integrações > ERP’s > Olist ERP > Configuração” e selecionar quais os Marketplaces ativos que serão enviados para a Olist ERP.
2) Se for um pedido de Marketplace, o produto precisa estar integrado obrigatoriamente entre “Marketplace x Plaforforma” e “Plataforma x Olist ERP”, mas se o pedido for direto da loja, ele precisa estar integrado entre “Plataforma x Olist ERP”. Se não houver integração entre os sistemas, o pedido não é enviado, pois não criamos produto na Olist ERP via pedido.
3) O pedido precisa obrigatoriamente possuir nome e documento do cliente. Se o Marketplace não forneceu ou disponibilizou esses dados, esse pedido não conseguirá ser enviado para o Olist ERP, pois eles obrigam essas informações no envio do pedido para lá. Neste caso você terá que editar o cadastro deste cliente no painel da sua loja em “Catálogo > Clientes > Gestão de Clientes”. O endereço é opcional, mas caso deseja enviar essa informação para a Olist ERP e se o pedido estiver sem, você também terá que editar o endereço do cliente nesta mesma tela.
4) Para saber por qual motivo o pedido não foi enviado, basta acessar a tela de “Integrações > ERP’s > Olist ERP > Log de Ações Olist ERP” e visualizar na coluna “Mensagem de Retorno” qual foi o motivo do erro.
ATINGI O LIMITE DE REQUISIÇÕES DA Olist ERP, O QUE FAZER?
Dependendo do seu plano na Olist ERP, é possível que você atinja o limite de requisições da API. Nesse caso, será necessário aguardar até que a fila seja processada para poder realizar novas ações que envolvam alterações relacionadas aos produtos na plataforma para Olist ERP.